Entrecampos
Estaciona-mento e Urbanização
O jardim previsto para o Loteamento das Forças Armadas ocupa uma área de cerca de 10.000 m2, distribuídos, de forma mais ou menos equitativa, entre a cobertura do parque de estacionamento a construir (com 5 pisos subterrâneos e 586 lugares) e o espaço, a nascente, entre este e os edifícios de Habitação de Renda Acessível (PRA).
A divisão da área do jardim por entre estas duas situações tipológicas distintas — cobertura de edifício e solo — a par das também distintas configurações espaciais — banda estreita norte-sul e rectângulo a nascente —, ditaram abordagens programáticas igualmente diferenciadas.
Assim, a banda sobre a cobertura do estacionamento, previsivelmente mais pavimentada, destina-se a um recreio tendencialmente mais activo, ainda que relativamente informal (reflectido também na localização do equipamento lúdico); o rectângulo nascente, em relação mais directa com os edifícios dos lotes PRA, significativamente mais habitado por vegetação, destina-se a um recreio mais contemplativo, ainda que com potencial activo.
Sobre o parque de estacionamento, as limitações à plantação de árvores são mitigadas pela instalação de uma pérgola generosa que, simultaneamente, recebe e enquadra os volumes dos acessos verticais do estacionamento. Nas extremidades desta secção, os vazios cilíndricos das rampas helicoidais de circulação do parque rompem a superfície, trazendo luz e ar — e alguma vegetação pendente — ao seu interior.




Projetista: Focus Group - Arq. Nuno Malheiro da Silva
Entidade Executante: Casais - Engenharia e Construção, SA
Fiscalização: Prospectiva - Projectos, Serviços e Estudos, SA