top of page

Bairro dos Alfinetes

84 fogos, T0 a T3

A empreitada situada no Bairro dos Alfinetes consiste na construção de um edifício de habitação com estacionamento em cave e espaço exterior, numa área de 5.178 m 2.


Propõe-se uma edificação de habitação multifamiliar que se estende, longitudinalmente, no sentido norte sul, e organiza-se em dois blocos habitacionais que incorporam 84 habitações nas tipologias T0 | T1 | T2 | T2a | T3, distribuídas pelos seis pisos previstos acima do solo.
Abaixo da cota de soleira integra-se um piso em semicave para estacionamento privativo, para utilização e exploração autónoma.

A empreitada prevê igualmente a requalificação do espaço público, reperfilamento da via, infraestruturas e espaços verdes de utilização coletiva da área envolvente aos edifícios habitacionais.

 

O projeto foi desenvolvido em articulação com o programa de construção do novo edifício de habitação destinado ao arrendamento acessível, localizado a Nascente, e com o projeto para o futuro Parque Urbano da Quinta do Marquês de Abrantes.

Projetista: Paulo David Arquitectos, Lda. - Arq.º Paulo David

Entidade Executante: Domingos da Silva Teixeira, SA

Fiscalização: Prospectiva, SA

BARRA_LOGOS-PRETO.png

Parque Urbano

Vai nascer um novo parque entre a Rua António Gedeão, Rua Dinah Silveira de Queiróz, Rua Carlos Gil, Rua Luís de Sttau Monteiro, Azinhaga dos Alfinetes, Rua Severo Portela, Rua Carlos Gil e a linha ferroviária, perto da Biblioteca de Marvila e do apeadeiro. A Rua João José Cochofel é absorvida pelo parque, naquele que é um projeto que resulta da vontade expressa dos moradores, e que vem na sequência de um grande processo participativo, criando uma importante zona verde e de lazer para as famílias.

Como ponto central do Parque, tanto a nível programático como a nível de desenvolvimento das circulações, propõem-se a localização de uma praça multiusos, arborizada e fortemente equipada na sua envolvente, perto do (futuro) acesso ao apeadeiro.

​​

Com a criação desta praça procura-se uma nova centralidade urbana, que se encontra tão dispersa pelos vários logradouros e pátios existentes, sendo equipada de forma a responder às mais variadas solicitações, que podem ir desde o campo de jogos, ao parque infantil até à realização de eventos nas clareiras adjacentes ou na zona de esplanada associada ao Quiosque aí proposto.

Projetista: PROAP, Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagista, Lda. - Arq. João Nunes

Entidade Executante: Decoverdi, Plantas e Jardins SA

Fiscalização: Tabique Engenharia, Lda.

bottom of page